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Brado abre portas de contêineres a novos produtos e ao mercado interno

Óleo de soja de Mato Grosso vai chegar a centros consumidores de São Paulo com segurança, rastreabilidade e a custo reduzido.

Uma solução logística inédita começa a escoar óleo de soja em contêineres diretamente de Mato Grosso para a Grande São Paulo a partir desta semana. Com o serviço, a Brado abre as portas do sistema de movimentação multimodal de contêineres a novos produtos e ao mercado interno.

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O agronegócio de Mato Grosso vinha utilizando o sistema logístico que envolve rodovias, ferrovias e terminais multimodais somente para escoar cargas destinados à exportação. A partir de agora, o óleo – produto com maior valor agregado – ganha espaço no transporte de mercado interno através das soluções multimodais de contêineres da Brado que apresentam vantagens importantes como rastreabilidade, previsibilidade, segurança e velocidade equivalente ao modal rodoviário.

O serviço multimodal oferecido alivia a sobrecarga de caminhões nos 1,2 mil quilômetros de rodovias entre Mato Grosso e São Paulo. A expectativa é que as soluções da Brado permitam uso crescente da ferrovia, com mais segurança, sem quebra e/ou avarias e melhor relação entre custo e benefício. O terminal da empresa de Sumaré, adquirido em maio para fomentar estas demandas de transporte para mercado interno, fica a apenas 30 km do centro de consumo de Campinas e a 120 km da cidade de São Paulo. De lá, o produto poderá ser distribuído diretamente aos supermercados.

A empresa criou ainda uma nova rota “ida e volta” para atender o fluxo do mercado interno entre Mato Grosso e São Paulo. A rota faz o caminho Rondonópolis – Sumaré – Rondonópolis.

O crescimento da ferrovia permite aproveitar melhor a infraestrutura disponível em outros modais para avançar em logística no mercado interno. As vantagens vão da regularidade na movimentação de cargas a fatores como a redução da emissão de CO2 (pelo uso do transporte ferroviário).

As negociações com as indústrias mostram que essa é uma tendência. A alternativa traz tranquilidade e tem ampla demanda. Mostra-se inovadora em termos logísticos não só por atender ao mercado interno, mas também por movimentar um produto acabado de um centro de consumo diretamente para a distribuição aos supermercados.

Carne e milho
O próprio momento econômico que o Brasil atravessa exerce pressão para o desenvolvimento de soluções logísticas mais competitivas. Por esse motivo, outros produtos estão prestes a ganhar soluções logísticas multimodais em contêineres entre Mato Grosso e São Paulo. A região Centro-Oeste já testou o escoamento multimodal de carne congelada e de milho para o mercado interno.

No caso do cereal, os benefícios se estendem às indústrias de alimentos do interior de SP e Pernambuco, que recebem a matéria-prima de Mato Grosso por um sistema que envolve rodovia, ferrovia e cabotagem – entre os portos de Santos (SP) e Suape, em Ipojuca, região de Recife (PE).

Vantagens logísticas
Outro ponto positivo do transporte multimodal de cargas no mercado interno é a socialização do modal ferroviário. Atualmente, a capacidade da ferrovia brasileira está quase em sua totalidade orientada para atender os fluxos de mercado externo, desta maneira, esta nova solução da Brado vem oferecer as empresas nacionais uma opção de transporte mais competitivo frente ao modal rodoviário.

As soluções multimodais devem respeitar os pontos fortes e fracos de cada modal envolvido, atuando com desenhos logísticos coerentes e garantindo a competitividade da solução multimodal.