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Brado foca em inteligência logística e prevê crescimento de 30%

Empresa deve atingir movimentação anual de mais de 90 mil contêineres cheios a partir de 2017.

Criada em 2011 como empresa voltada ao transporte de contêineres, a Brado se reorganizou para consolidar a liderança no setor de inteligência logística no Brasil. A nova administração da Companhia está implementando importantes mudanças na operação, oferecendo ao mercado serviços customizados que envolvem diferentes modais de transporte.

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“Hoje, nós não somos responsáveis apenas pela movimentação de mercadorias em contêineres, que viajam principalmente por ferrovias. O que nós fazemos é ‘inteligência”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Rogerio Patrus. “Quando um cliente precisa que suas mercadorias cheguem do ponto A ao ponto B, uma equipe de especialistas desenvolve um plano da operação, a partir do qual ocorre a movimentação orquestrada das cargas”, explica Rogerio.

Segundo ele, o “core” da Brado é a inteligência logística. “Independentemente do tipo de produto, e da origem e destino do mesmo, a Brado desenvolve uma solução logística customizada, envolvendo os modais mais eficientes para cada caso”, diz Rogerio.

Com o novo posicionamento, a Brado pretende atingir movimentação de mais de 90 mil contêineres cheios ao ano a partir de 2017. A empresa vem movimentando uma média de 70 mil contêineres cheios ao ano em 2015 e 2016. Ou seja, o incremento previsto é de aproximadamente 30%.

Hoje, a empresa possui uma estrutura sólida, com 13 locomotivas, 2,4 mil vagões, 3,5 mil contêineres, 22 terminais e 4 armazéns. Com sede em Curitiba, conta com 1,3 mil funcionários, concentrados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País.

Após avaliação minuciosa do negócio e do mercado, Rogerio e sua equipe desenvolveram um plano de expansão de longo prazo. “O mercado segue tendência animadora”, aponta.

Para o diretor Comercial e de Operações da Brado, Marcelo Saraiva, a expansão é uma questão de tempo. Ele considera que existe espaço para que o Brasil dobre a movimentação de contêineres nas ferrovias nos próximos anos.

“Estamos avançando nessa direção com foco na qualidade dos serviços”, ressalta Saraiva. “Nossas operações são monitoradas por meio de um programa que envolve todas as unidades e terminais da Brado”, relata. Trata-se do Qualidade Assegurada (QA), que realiza, entre outras medidas, auditorias internas constantes para que os clientes da Companhia recebam os serviços contratados e alcancem a melhor relação entre custo e benefício.

Plano Brado
Entre as estratégias de expansão da Brado está a diversificação de cargas. Atualmente, nos dois principais corredores, predominam grãos (Mato Grosso ao Porto de Santos – SP) e congelados (interior do Paraná ao Porto de Paranaguá – PR) voltados para exportação. Soluções desenvolvidas pela empresa estão abrindo caminho para a movimentação de produtos químicos, fertilizantes e produtos industriais.

Os contêineres viajam mais de 1,5 mil quilômetros pelo Brasil, entre centros de produção e de consumo. Dependendo da região, dentro deles há soja, arroz, algodão, óleos, carnes, congelados, couro, madeira, papel, bens industrializados, linha branca, minérios, entre outras mercadorias.

O mercado interno vai contribuir para a diversificação das cargas, avalia Saraiva. Com a infraestrutura atual do país (hidrovias, ferrovias, rodovias, terminais, armazéns e portos), é possível desenvolver soluções sob medida para a movimentação de novas cargas entre estados e regiões que ainda podem incrementar o uso dos serviços de inteligência logística, considera.

Expansão dos serviços
O novo foco em inteligência logística vem exigindo também que a Brado se reorganize, expanda serviços e ajuste seus custos. Entre as grandes apostas da empresa está o armazém intermodal frigorificado de Cambé (Norte do Paraná), bem como as instalações logísticas de Sumaré (região de Campinas e São Paulo – SP), que ampliam o atendimento ao mercado interno, especialmente na movimentação de contêineres entre Centro-Oeste e Sudeste do País.

Operações logísticas direcionadas ao Norte e ao Nordeste entram em fase de teste. Também nessas regiões, a Brado prioriza a qualidade dos serviços, reforça o diretor Comercial e de Operações. “Os clientes precisam de previsibilidade e segurança para planejarem e expandirem seus negócios”, argumenta Saraiva, “o que nos estimula aprimorar nossos serviços do recebimento à destinação final da carga”.