Imprensa

Inteligência logística na cidade de Bauru (SP) garante exportação do amendoim para União Europeia

Terminal alfandegado da Brado recebeu mais de 63 mil toneladas do produto no último ano. Movimentação em contêineres é a principal solução adotada.

Com mais de 200 produtores, o plantio de amendoim na região centro-oeste paulista deve seguir em alta em 2018. Para atender o maior polo de produção do país, o terminal alfandegado da Brado, localizado em Bauru, é uma das principais estruturas multimodais utilizadas pelas indústrias para o armazenamento e saída dos grãos. No último ano, a empresa movimentou 2.571 contêineres – o equivalente a 63 mil toneladas do produto e 42,1% de todo amendoim exportado pelo Brasil em 2017.

A rota de exportação tem como principal destino a União Europeia – o maior bloco econômico do mundo – que recebe 45% do total de amendoim que passa pelo terminal da companhia (cerca de 28 mil toneladas). Deste total, 79% partem do Porto de Santos e outros 21% de Paranaguá.

 

“O terminal está localizado em uma região estratégica para a economia brasileira. Somos um dos principais polos de produção de amendoim do mundo e, por isso, precisamos contar com um rigoroso procedimento de amostragem e expurgo para garantir que o produto chegue em segurança até os portos” destaca André Luiz Lozigia, coordenador da unidade em Bauru.

amendoim

 

A unidade está localizada próxima as linhas férreas que ligam a região de Bauru ao Porto de Santos, trazendo mais competitividade para a logística de cargas da região por meio do modal ferroviário. O terminal conta também com o serviço de laboratórios especializados, para atender às normas e exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Rotineiramente, técnicos da empresa coletam amostras para fazer análise de micotoxinas. Um rigoroso controle de qualidade – que passa pela fumigação para o controle de possíveis pragas – é realizado, seguindo os moldes de referência exigidos pela União Europeia. O tratamento garante que os produtos cheguem com elevadíssimo padrão de qualidade nos países estrangeiros a que se destinam.

“Toda procedência é garantida pela fiscalização”, afirma André Augusto Francese, auditor fiscal do MAPA na unidade de Bauru. “O processo é acompanhado desde a produção do amendoim até o seu beneficiamento, por meio de sistemas de qualidade e rastreabilidade”, acrescenta.

Documentação, logística e projeções

A Brado oferece uma série de serviços documentais e logísticos para auxiliar nas exportações de produtos.

“São serviços que otimizam os processos e consequentemente beneficiam toda a cadeia logística, reduzindo custos operacionais e tornando os produtos exportáveis mais competitivos no mercado internacional”, destaca Lozigia.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, a produção total de grãos da safra 2017/2018 deve ficar entre 223,3 a 227,5 milhões de toneladas, de acordo com a estimativa de intenção de plantio do 2º Levantamento da safra. As áreas de plantio de algodão, feijão-comum preto, mamona e amendoim sinalizavam os melhores números, segundo a pesquisa realizada nos principais centros produtores de grãos do país.

Sobre a Brado

A Brado é referência nacional em serviços de logística de contêineres. Possui estrutura própria composta por 16 locomotivas, mais de 3 mil contêineres e 2,4 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focado na integração multimodal.